Ninhos de Goiaba

0 Comment

Por Gisele Ramalho

Chega a pausa para o café, o meio da tarde, o começo da noite… São aqueles momentos que só pedimos um docinho, ou uma guloseima gostosa. Para que você consiga praticar uma boa “cozinha terapia”, hoje a receita vai te fazer parar de pensar em problemas.

Os ninhos de goiaba fazem parte da seleção de petit fours que, geralmente, conhecemos através das vovós cozinheiras. Muitos conhecem por goiabinha, ou casadinhos, mas o nome só varia conforme o formato que é feito. Mas uma coisa nunca muda: são deliciosos, desmancham na boca, são ótimos acompanhamentos de chás e cafés, e proporcionam momentos adocicados e inspiradores.

Foto: Gisele Ramalho

Foto: Gisele Ramalho

Vamos começar?

Ingredientes:

100g de açúcar refinado
200g de margarina
200g de farinha de trigo peneirada
100g de amido de milho
1 colher de cafezinho de fermento
Cubinhos de goiabada sólida
Açúcar refinado para passar nos sequilhos

Vamos começar!

1- Misture o açúcar e a margarina em uma tigela até homogeneizar. Depois peneire a farinha e o fermento por cima e misture com as mãos até obter uma massa lisa e macia.
2- Comece a montar os sequilhos: faça uma bolinha pequena, pressione o centro da bola com o dedo mindinho para fazer um buraco e coloque a goiabada.
3- Enquanto prepara os sequilhos, preaqueça o forno a 180ºC.
4- Coloque na assadeira (sem untar), e leve a forno por 15 minutos. O ponto certo será quando estiverem brancos por cima, e levemente dourados embaixo.
5- Passe os sequilhos ligeiramente no açúcar refinado para evitar que grudem uns nos outros. Para guardar, espere esfriar completamente e coloque em uma vasilha totalmente vedada, que seja de vidro de preferência.

Agora é só aproveitar!

Obs.: Em relação ao formato, você pode escolher: cobrinhas, casadinhos, cortes especiais… Fica a seu critério.

 

 

0 Comments

Leave a Comment