Especial Outubro Rosa: Dúvidas mais frequentes

0 Comment
Especial Outubro Rosa | Serendipitys

Apesar do Outubro Rosa e das inúmeras campanhas sobre o câncer de mama, muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre o diagnóstico, causas e também a vida após a cura. Antes de enumerar as mais frequentes e tentar respondê-las, o alerta: se você tem dúvidas, acredita que há algo errado, encontrou um nódulo ou quer saber mais procure um mastologista! O Hospital do A. C. Camargo [referência no tratamento do câncer de mama] possui uma página especial sobre a doença com informações sobre o tratamento e muito mais. Aliás, foi justamente essa página que nos ajudou a encontrar as respostas para algumas das dúvidas mais frequentes. Confira abaixo:

✓  Mulheres grávidas podem ter câncer de mama?

Apesar de não ser comum, é possível. As alterações que ocorrem na mama durante a gestação podem dificultar o diagnóstico, por isso, é preciso prestar atenção. Os médicos consideram câncer de mama na gravidez até 12 meses após o parto e o tratamento pode ocorrer ainda na gestação, inclusive, a cirurgia também pode ocorrer em tal período.

✓  Mulheres que amamentam têm menos chances de ter câncer de mama?

Não. Apesar de ajudar a proteger, a amamentação não inibe todas as chances de a mulher ter a doença.

✓ Eu vou poder engravidar após ter o câncer de mama?

Sim. De acordo com os médicos, quanto mais jovem for a mulher, maior a probabilidade de seus ciclos menstruais retornarem após o tratamento.

✓ Existe uma idade mais comum para desenvolver o câncer de mama?

Mulheres após a menopausa são as que mais desenvolvem o câncer de mama. A mamografia é recomendada a partir dos 40 anos, no entanto, há chances de mulheres mais jovens desenvolverem a doença.

✓ O anticoncepcional pode causar câncer de mama?

Ainda não há nenhuma prova se o uso do anticoncepcional pode colaborar com o desenvolvimento do câncer.

✓  Usar desodorantes antitranspirantes causa câncer de mama?

Não, isso é um mito. Não há relação alguma entre o uso do desodorante e o câncer de mama. É importante frisar também que o câncer não tem relação alguma com traumas [batidas, impactos] nas mamas ou uso de determinados sutiãs.

✓  Silicone causa câncer de mama?

Não. A única questão em torno do silicone é que as cicatrizes deixadas pela cirurgia podem dificultar a visualização de imagens nos exames, o que fará com que a mulher necessite de um mais específico, apenas isso.

✓  Exercícios físicos podem prevenir o câncer de mama? 

A prática moderada pode sim auxiliar na prevenção do câncer.

A resposta para outras dúvidas sobre o câncer de mama, o tratamento e métodos de prevenção você encontra na página do A.C Camargo! Não deixe de conferir nossas matérias voltadas ao tema:

Causas e Sintomas

Como fazer o autoexame

Geral sobre o Outubro Rosa

 

 


0 Comments

Leave a Comment