Especial Outubro Rosa: quais as causas e os sintomas do câncer de mama

0 Comment
Especial Outubro Rosa | Serendipitys

Como explicamos anteriormente, este mês é conhecido como Outubro Rosa por ser dedicado à luta e prevenção do câncer de mama.  Muito se fala sobre ele, mas você sabe quais são os sintomas? E as causas? Nós explicamos.

Antes de tudo, é preciso lembre que o câncer de mama é causado por alterações genéticas. Ao contrário do que parece, elas não são apenas hereditárias [quando outros casos foram registrados na família]. Tais alterações podem ser estimuladas por fatores ambientais como o uso de hormônios, início da menstruarão em idade muito jovem, menopausa em idade mais tardia, menor número de gravidez e gravidez em idade cada vez mais tardia, excesso de peso, ingestão de bebida alcoólica e tabagismo.

Entre os sintomas, o mais comum é o aparecimento de algum caroço na região das mamas ou axilas. Nódulos indolores, irregulares e duros possuem maiores chances de serem malignos, porém, isso não impede que os que são macios e arredondados também não sejam. Ou seja, como já lembramos anteriormente, é essencial procurar um médico caso haja a menor suspeita.

Os caroços, no entanto, não são os únicos sintomas possíveis. Inchaço em partes dos seios, dores nos mamilos, irritações ou irregularidades na pele, descamação ou vermelhidão e eliminação de secreção também são sinais de que algo pode estar errado. Por isso, é fundamental realizar o autoexame, além de fazer a mamografia a cada um ano [no caso de você ter mais de 40 anos].

No site do Hospital A.C Camargo [referência no tratamento ao câncer de mama] você encontra mais sobre a doença e o tratamento.

0 Comments

Leave a Comment