Especial Outubro Rosa: Tratamento do Câncer de Mama

0 Comment
Especial Outubro Rosa | Serendipitys

Como vocês já sabem, outubro é o mês da conscientização e prevenção contra o câncer de mama. Com o nosso especial, nós já respondemos às dúvidas mais frequentes, falamos sobre as causas e sintomas e também contamos como fazer o autoexame. O assunto de hoje é para quem tem dúvidas sobre como acontece o tratamento do câncer. Como sempre, alertamos que, se você tem dúvidas, acredita que há algo errado, encontrou um nódulo ou quer saber mais procure um mastologista! O Hospital do Câncer de Barretos, nossa fonte para esse post, tem uma página voltada especialmente para o câncer de mama na qual você pode obter muito mais informações sobre o tema.

A primeira coisa que precisa ficar claro sobre o tratamento é: não guarde dúvidas! Esqueceu de perguntar alguma coisa na consulta? Anote para a próxima. Não tenha medo ou vergonha de questionar seu médico sobre o processo. Se manter a parte do que está ocorrendo no seu corpo é tão importante quanto tratar a doença. Dito isso, é preciso que a paciente saiba que há duas maneiras de tratar o câncer de mama (elas podem ocorrer juntas ou não): as clínicas e as cirúrgicas.

As cirúrgicas também se dividem em dois métodos: conservadores – que mantém a mama – e radicais – que precisam removê-la. Os conservadores são: tumorectomias ou quadrantectomias. Os radicais são conhecidos como mastectomias. É importante dizer que o tipo de cirurgia varia conforme cada caso, ou seja, porque uma paciente precisou de determinado procedimento, não significa que você também precisará. Os médicos explicam que o câncer tende a fazer uma ”metástase” para a axila, o que faz necessária a avaliação por meio do linfonodo axilar ou pela dissecção.

As clínicas envolvem, em geral, medicamentos. Podendo ser eles quimioterápicos ou hormonioterápicos. Novamente, isso varia conforme o caso. Há, também, a radioterapia, que é utilizada após o tratamento cirúrgico. Cada método apresenta suas reações – que também mudam conforme a pessoa – e é fundamental que você tenha isso esclarecido antes do tratamento começar. O médico deve informar sobre cada passo do tratamento e seus efeitos colaterais e é seu direito questioná-lo sobre isso.

Ainda tem alguma dúvida? O Hospital do A. C. Camargo [referência no tratamento do câncer de mama] também possui uma página especial sobre a doença com informações sobre o tratamento e muito mais que vale a pena conferir. Não deixe de checar as  nossas matérias voltadas ao tema:

Dúvidas Frequentes

Causas e Sintomas

Como fazer o autoexame

Receita Rosa

Geral sobre o Outubro Rosa

0 Comments

Leave a Comment