LION – Uma Jornada para Casa

0 Comment

lion_ver2_xlgEstou em uma época “tirando o atraso dos filmes do Oscar” + “Usando e abusando do Netflix”. Então vale ressaltar que, no fim de maio, o longa Lion – Uma Jornada para Casa entrou no catálogo do serviço de streaming já citado. O filme me emocionou? Sim. Me fez pensar na minha vida? Sim, mas sem relação direta. Me fez pensar nos problemas do mundo? SIM!

Antes de dar minha opinião, e explicar porque você deve assistir ao filme, aqui vai um breve contexto:

Baseado em fatos reais, Lion conta a história do indiano Saroo (interpretado por Sunny Pawar quando criança, e por Dev Patel quando jovem), que se perdeu de sua família quando tinha apenas 5 anos. O garoto se distancia acidentalmente de sua casa e, com poucos anos de idade, enfrenta medos e problemas inimagináveis – uma criança, que viveu cercada de privilégios, mal teria sobrevivido aos primeiros momentos, perdida em uma cidade caótica como Calcutá. Em um dado momento da história, Saroo é adotado por um casal de australianos e, após 20 anos vivendo com melhores condições do que teria tido na Índia, decide que quer reencontrar sua família biológica, ficando obcecado em procurar sua antiga cidade pelo o Google Earth.

Lion - Uma Jornada para Casa

Sunny Pawar faz o papel de Saroo quando criança, em LION (Foto: Mark Rogers)

***

O filme emociona por toda a história em si, é tocante assistir uma criança precisando sobreviver sozinha em uma cidade enorme e populosa como é Calcutá.  O longa consegue retratar bem como foi a jornada de Saroo, em seus altos e baixos, desde dormir na rua, fugir de uma possível venda para o tráfico infantil, passar por um orfanato superlotado, até o momento de sua adoção. Tudo isso provoca diversas reflexões, com direito a lágrimas escorrendo.

Não é segredo que a Índia é um país superpopuloso (é o segundo com maior população) e que a maioria das pessoas são pobres. Mas conhecer de perto as mazelas enfrentadas por um indivíduo dessa nação abre uma série de questionamentos sobre o quanto nos envolvemos com os problemas e o quanto fazemos para melhorar, nem que seja um pouquinho, o mundo em que vivemos. Em seus letreiros finais, vem a afirmação de que cerca de 80 mil crianças se perdem anualmente na Índia.

Lion - Uma Jornada para Casa

Quando adulto, Sarro é interpretado por Dev Patel (The Weinstein Company)

Esse número nos leva a outro momento do filme, na minha opinião, o diálogo mais comovente, quando Saroo conta à mãe adotiva, Sue Brierley (Nicole Kidman), que está procurando pela família biológica. É nessa passagem que Sue explica motivo dela ter adotado duas crianças indianas, respondendo o questionamento do filho sobre  ela poder ou não ter filhos:

“Nós queríamos vocês dois em nossas vidas. Foi isso que escolhemos. Essa é uma das razões pela qual eu me apaixonei pelo seu pai. Nós dois sentíamos que o mundo já estava cheio de pessoas. Ter um filho não garantiria que alguma coisa melhoraria. Mas, acolher uma criança que está sofrendo, como foi o caso de vocês dois, dar a vocês uma chance nesse mundo. Isso sim é alguma coisa”

Lion - Uma Jornada para Casa

Nicole Kidman no papel de Sue Brierley (The Weinstein Company)

Sim, Sue podia ter filhos, mas optou pela adoção, exatamente para poder mudar alguma coisa no mundo. Dar a chance para que crianças abandonas, órfãs ou perdidas (no caso de Saroo) pudessem ter uma vida melhor.

A reflexão sobre mim? Basicamente tentei imaginar como seria se eu tivesse me perdido dos meus pais quando tinha 5 anos. Até onde teria ido? Provavelmente não muito longe. Saroo foi uma criança esperta, soube perceber insinuações dos adultos que nem todos perceberiam. Talvez a condição em que viveu seus primeiros anos tenha tirado uma parte da sua ingenuidade, o que permitiu que ele sobrevivesse às agruras e aos perigos que cruzaram o seu caminho.

Lion foi dirigido por Garth Davis, teve seis indicações ao Oscar e venceu dois BAFTA (Melhor Ator Coadjuvante para Dev Patel e Melhor Roteiro Adaptado). O filme entrou no catálogo do Netflix no dia 30 de maio.  E uma curiosidade final: o nome do filme vem de Sheru, como foi batizado o verdadeiro Saroo, que traduzido do Hindi, significa Lion.

0 Comments

Leave a Comment