Dedos Verdes por cidades mais agradáveis

0 Comment

O cenário é conhecido por muitos: centro urbano, pessoas andando com pressa, carros buzinando, celulares para todos os lados e ninguém realmente presta atenção no que acontece em volta. Para quebrar essa rotina, um grupo de quatro universitários de Belo Horizonte, Minas Gerais, decidiu se juntar para criar intervenções urbanas e surpreender as pessoas na rua. O coletivo Dedos Verdes nasceu de uma iniciativa de Gabriela Bouzada, Marina del Giúdice, Mariana Diniz e Victor T. Sampaio com o principal objetivo de criar momentos diferentes e inusitados no caos diário de cidades urbanas. “Queremos tornar a experiência, de viver na cidade, mais agradável”, conta o grupo.

O nome foi inspirado no livro “O Menino do dedo verde”, no qual um garoto procurava levar flores e felicidades por onde passava. E foi desse ato que o coletivo decidiu sua primeira intervenção, e saiu pelas ruas de Belo Horizonte distribuindo flores às pessoas, chamando a ação de “1 flor ameniza 1 dor”. Esse ato já foi realizado três vezes na cidade mineira, eles se posicionam em locais movimentados, entregam as flores e segurando plaquinhas com o nome da ação. Essa mesma intervenção já aconteceu também em São Paulo e Rio de Janeiro, organizada em parceria com pessoas de ambas as cidades.

578700_512572232117974_975319002_n

Coletivo Dedos Verdes reunido na intervenção do dia 25 de março de 2013 (foto: Flávio de Castro)

Outra intervenção dos Dedos Verdes é a “1 sonho por 1 sonho”, que foi realizada na rodoviária de Belo Horizonte. “Trocávamos sonhos (comida) por sonhos das pessoas, pedíamos para elas escreverem em plaquinhas e depois tirávamos uma foto”, explica o grupo. No mesmo dia, eles fizeram uma terceira ação chamada “Jogo conversa fora”, na qual criaram um lounge e convidaram pessoas a se sentarem e conversarem sem compromisso.

Quem quiser também pode colaborar, acessando a página do Facebook do coletivo, e interagindo com o grupo, esse contato serve especialmente para incentivar os Dedos Verdes a terem novas ideias que consequentemente vão ajudar as pessoas na rua, levando sorrisos aos seus rostos. “Também sempre chamamos pessoas que já demonstraram interesse na página por meio de mensagens para participarem das nossas intervenções”, finaliza.

0 Comments

Leave a Comment