Tsurus: uma pequena alegria em papel dobrado

2 Comments

postA Lenda dos Tsurus

Com 20 dobras é possível transformar um pedaço quadrado de papel em um Tsuru, a ave de origami mais conhecida do mundo. Tal dobradura ficou tão famosa por causa da lenda das “Mil penas de Tsuru“, na qual um camponês salva uma cegonha que muda a sua vida. Mais tarde uma menina, chamada Sadako Sasaki, estava gravemente doente e decidiu fazer os mil Tsurus para fazer o pedido. Chegou aos 964, quando não conseguiu mais fazer o origami. Foi ai que seus amigos decidiram ajudar a menina a finalizar e alcançar o objetivo. Quando chegaram ao fim, o pedido foi pela paz mundial.

Como reza a lenda, a cada mil Tsurus feitos, um pedido é concedido àqueles que os fizeram. Mas o ato de transformar o papel de uma forma tão simbólica vai além de desejos e pedidos: o Tsuru é uma maneira de transmitir coisas boas para quem o recebe, é uma maneira de conectar as pessoas – mesmo se forem desconhecidos – e fazê-las enxergar que todos temos algo que nos conecta. Provindo da milenar sabedoria japonesa, o Tsuru representa como algo simples como um pássaro de papel pode se transformar em algo maior e que é, ao mesmo tempo, um agrado aos olhos e um incentivo para que mais boas ações surjam e se propaguem.

post 3Os Tsurus e o Serendipitys

Depois de ler e reler a lenda dos Tsurus, nós do Serendipitys, decidimos organizar uma intervenção urbana através da realização dessas 20 mil dobras necessárias para fazer mil origamis.  Durante dois meses, nos dedicamos intensamente à produção de 1000 Tsurus, tudo com um único objetivo: distribuí-los e, dessa forma, levar um momento de alegria para quem encontrássemos pelo nosso caminho. A ideia nos pareceu tão boa que, para lançar o site, decidimos distribuí-los na Avenida Paulista, em São Paulo, com frases diferentes criadas por nós. Após muito preparo e dedicação, saímos às ruas no dia 12 de outubro para celebrar o lançamento do Serendipitys.

Ao realizar intervenções assim, o Serendipitys busca propagar a sua mensagem – inspiração e felicidade – de maneira leve, porém, consciente. É preciso que, por um minuto, as pessoas parem e reflitam sobre o que há ao seu redor. Receber um Tsuru na rua pode parecer pouco, mas faz com que acreditemos – nem que por aquele breve momento em que o recebemos – que boas notícias existem e estão aí, esperando para serem divulgadas.

A intervenção dos Tsurus

Um dia nublado, relativamente quente. A paisagem, tipicamente urbana, refletia o clima de feriado. A cidade de São Paulo, sempre tão eufórica e fervente, estava tranquila. Saímos de casa com uma certeza: voltaríamos de mãos vazias. Mas isso, ao contrário do que parece, seria algo bom. Voltar de mãos vazias significaria que nossa primeira missão estava cumprida e que o Serendipitys, que até então não passava de um projeto, estava finalmente no ar. Dia 12 de outubro, às 13 horas da tarde, a equipe do site e mais três voluntários saiu rumo à Avenida Paulista para realizar a distribuição do Tsurus.  A princípio, estávamos todos apreensivos, afinal, a possibilidade de não dar certo era grande. Porém, enfrentamos o medo e iniciamos a nossa pequena ação.

post 2Em poucos minutos, tivemos contato com o mais diverso tipo de pessoas e a histórias. “’Gracias’!,  ‘Obrigado!’, ‘Thank you!’ ‘Quanto custa?’, ‘Que lindo!’, ‘Vocês que fizeram?’, ‘Por que vocês estão distribuindo?’, ‘O que significa isso?’ foram algumas das coisas que escutamos na nossa primeira intervenção urbana, mas os sorrisos foram os mais significativos. Ver as pessoas pegando a pequena ave de origami e abrindo um sorriso fez o dia valer, não só o dia, mas o propósito de tudo, inclusive da minha vida. Percebi que gosto muito de interagir com as pessoas e deixá-las mais felizes”, conta Marina Pape, 20, uma das fundadoras do Serendipitys.

Entregamos origamis para todas as pessoas possíveis: crianças; adultos; idosos, policiais; vendedores; artistas de rua; garis, como explica Sttela Vasco, 19, co-criadora do Serendipitys: “conheci inúmeras pessoas, de todas as idades, com as mais diversas histórias e dos mais diferentes estilos e me encantei por cada uma delas. Eu pude vivenciar tais histórias, me aproximar delas. Ver que eu consegui trazer um momento de alegria para o dia de alguém traz sensações que superam minha humilde habilidade com as palavras. Dia 12 eu vivi aquele tipo de coisa que não descrevemos, apenas sentimos”.

Quem passasse por nós ganharia um pássaro de papel como presente. Pouco a pouco, os mil pássaros foram reduzidos para 500, depois 300 e 100, até chegarem ao último. Caminhamos por quase 5 horas, mas isso pareceu pouco perto da alegria que sentimos ao percebermos o verdadeiro significado dessa ação. Por um dia tivemos a chance de levar algo diferente para o dia de pessoas que, até então, nos eram desconhecidas. Conseguimos transmitir a nossa mensagem e, o melhor de tudo, tivemos um retorno! Cada comentário, cada “parabéns”, cada sorriso provou que o propósito do Serendipitys é válido e que é possível divulgar uma mensagem se você realmente quiser.

Grupo serendipitys

Da esqueda para a direita: Junior Farias, Gabrielle Winandy, Sttela Vasco, Marina Pape, Jéssica Bomsucesso, Nayara Giuntini

Essa foi apenas a primeira de inúmeras intervenções que estão por vir, mas essa provavelmente sempre será especial. A Intervenção dos Mil Tsurus foi o início do nosso projeto e o grande incentivo para mantê-lo e aumentá-lo. Agradecemos a todos que de alguma forma contribuíram com a realização dessa ação, seja ajudando na confecção dos Tsurus, seja na divulgação, na distribuição ou então aceitando um deles enquanto passava por nós. Muito obrigada, agradecemos imensamente à dedicação e apoio de todos vocês. Nos encontramos na próxima ação.

Equipe Serendipitys.

Confira mais imagens de como foi a nossa ação aqui.

Tsurus podem não voar, mas seus efeitos alcançam bem mais do que um par de asas poderiam.

 

 

2 Comments
  • Antonio Crocetti de Melo

    Responder

    Gostei muito desta pagina. Sei o que é fazer um Tsuru. Já fiz 1000 e distribui duzentos cordoes com 5 cada um, solicitando a cura de sangramento de prostata. Fiquei bom, acabou o sangramento. Estou fazendo mais 1000, solicitando a normalização de minha pressão que esta alta.
    Vou ficar bom.

  • Antonio Crocetti de Melo

    Responder

    Por favor quando fizerem esta distribuição de Tsuru, me avise que irei com muito prazer visitar vocês. As crianças que sempre dou o Tsuru nunca esquecem e sempre estão me abraçando de felicidades.

Leave a Comment