Clube do Livro para incentivar a leitura

0 Comment
foto 1

No Bandeirantes: alunos escolhem livros que querem ler no Clube do Livro (Foto: Ricardo Birrer)

Ler é uma atividade importante na vida de muitas pessoas, e não é difícil entender o porquê. Por meio dela é possível melhorar a escrita, se encantar com histórias, aprender coisas novas, cultivar a imaginação, em suma, a leitura carrega, em textos, muitos outros benefícios. Procurando incentivar esse hábito entre os alunos dos 6.os e 7.os anos do Colégio Bandeirantes, em São Paulo, as professoras de português Marlene Pissolito e Paula Faleiros criaram e organizaram o Clube do Livro.

“A gente fala para os alunos trazerem um livro que tenha marcado a vida deles de alguma forma”, explica Paula. “A ideia é que eles compartilhem a experiência de leitura com os colegas”.

 

O Clube acontece durante os quinze minutos finais da última aula de português de cada semana. Nesse momento as professoras permitem que os alunos tenham acesso à mala onde estão reunidos todos os livros do Clube, para que, assim, os estudantes possam escolher um exemplar para ler. “Na contracapa existe um envelope na qual os colegas podem opinar sobre o que acharam do livro. Eles podem dar notas de acordo com o que acharam. Eles são bem sinceros”, esclarece Paula.

Atender a necessidade dos alunos é um dos principais objetivos do Clube do Livro. “A gente percebe quem têm estudantes que querem ler muito e acabam retirando muitos livros. Por outro lado, têm aqueles que leem pouco, mas estão percebendo o entusiasmo de muitos colegas e acabam participando do Clube”, explica Marlene. “Com isso queremos estimular a leitura. Como não é possível colocar muitos livros para leitura obrigatória, procuramos oferecer a possibilidade aos alunos que querem e gostam de ler”, completa.

FOTO 2

Os quinze minutos finais da última aula de português da semana são dedicados ao Clube (Foto: Ricardo Birrer)

Muitos alunos se entusiasmam com o clube do livro. O estudante Nicolas Ruzon Birrer, de 13 anos, é um exemplo. “Com o Clube do Livro, ler passou a ser prazeroso e não mais uma obrigação, e também minhas notas em redações subiram muito”, conta o aluno. “Desde o ano passado li mais ou menos uns 30 livros. Minha série de livros favorita é Percy Jackson e os Olimpianos”, revela Nicolas.

A ideia do Clube do Livro vai além de incentivar a leitura, também serve para melhorar o vínculo entre os alunos da sala. “No dia da devolução, os alunos querem pegar de volta seus exemplares e logo procuram o envelope para ler o que os colegas escreveram” conta Marlene.

Já o resultado é aparente para os professores. “Percebi que muitos alunos estão mais criativos nas redações propostas em sala de aula”, conta Paula. “Na idade deles é muito importante que eles leiam para o desenvolvimento do intelecto. É diferente sentar na frente de um vídeo e já ter tudo pronto. O exercício da leitura tem o processo mental de formar ideia, de imaginar uma cena. Isso não deve ser substituído por nada”, finaliza Marlene.

0 Comments

Leave a Comment