Diário da CPTM: revelando a rotina sobre os trilhos

0 Comment

Se locomover por São Paulo requer paciência. Seja de carro, ônibus, metro, taxi, todos têm seus horários de pico e problemas, mas nada se compara à CPTM, hora sim, hora não, alguma linha está dando falha – o que o diga a linha 7-Rubi. Mas bom, não vamos falar dos contratempos, e sim de um grupo que têm ajudado as pessoas que usam os trens paulistanos todos os dias. Para quem não conhece, a página do Diário da CPTM faz um serviço voluntário, informando a condição e os problemas das linhas em tempo real.

A página surgiu despretensiosamente em 2010, quando  Ricardo Guimarães , de 23 anos, postou no Twitter a ocasião em que o trem em que estava quebrou. Depois disso as pessoas passaram a perguntar a situação e assim nasceu o Diário da CPTM.

São Paulo, SP. 04/04/2012. Estação Santo Amaro da CPTM no dia 4 de abril de 2012 as 08h00 da manhã. (Foto: Edson Lopes Jr./Terra)

São Paulo, SP. Estação Santo Amaro da CPTM no dia 4 de abril de 2012 as 08h00 da manhã. (Foto: Edson Lopes Jr./Terra)

Atualmente a página conta com dois administradores fixos, que fazem as postagens, mas a colaboração vem principalmente dos usuários do transporte público, que mandam mensagens perguntando a situação, ou enviando foto de estações lotadas, pessoas andando no trilho e situações cotidianas dos trens ou mesmo informando “deu problema na linha 9- Esmeralda”. “É um trabalho grandioso, bem como saudável. Eu encaro como uma experiência profissional, uma vez que lidar com grande número de pessoas requer um grande jogo de cintura e paciência. Mas fazemos com todo amor”, conta Willian Moreira, também administrador da página.

Diário da CPTM

(Foto: canseidesersardinha.tumblr.com)

Com o aumento dos usuários de metrô e trem, o número de seguidores da página do facebook também cresceu, em maio de 2015 eram 89 mil, agora em julho de 2016 já são mais de 150 mil. E isso crescimento tem explicação: é uma mão na roda verificar o Diário da CPTM antes de sair de casa ou do trabalho, se você ver que está com problema, pode achar outra rota antes de enfrentar linhas lotadas e tempos enormes de espera. E vale lembrar, apesar do nome envolver só a CPTM, os administradores informam também a situação dos metrôs de São Paulo.

diário da cptmPara seguir no Twitter, clique aqui.
Para seguir no Facebook, clique aqui.
Para seguir no Instagram, clique aqui (mostra curiosidades das linhas da CPTM)

Foto em destaque: José Luis da Conceição/cptm_oficial

0 Comments

Leave a Comment