O que as plantas e flores podem fazer por nós?

0 Comment

JardinElas são verdinhas, possuem vários formatos, cheiros e espécies, mas todas uma coisa em comum: o poder de estimular a criatividade e renovar o ar de ambientes. Para quem ainda não sabe, estamos falando das plantas, e também das flores que muitas vezes acompanham a natureza, oferecendo mais cor aos nossos olhos. Esse texto beira um manifesto para entendermos a influência e os benefícios das plantinhas em nossas vidas.

Em 2003, a Texas A&M University publicou um estudo que comprova a relação benéfica das plantas com o ambiente de trabalho. .  De acordo com Dr. Roger Ulrich, pesquisador-chefe do projeto, a “pesquisa mostrou que uma simples mudança, de colocar plantas e flores nos ambientes de trabalho, pode ser importante para os negócios na economia moderna. A produtividade das pessoas, como inovação e criatividade na resolução de problemas melhorou consideravelmente”. Outros dados, como essa lista da NASA publicada no BBC, mostram que algumas plantas também são capazes de purificar o ar que respiramos, filtrando toxinas poluente e, consequentemente, melhorando o ambiente.

Nena, a cachorrinha da loja, sempre está por perto

Nena, a cachorrinha da loja, sempre está por perto

Aqui no Brasil, falamos com Ina Amorozo e Jean Manuel, casal que comanda uma simpática lojinha de plantas no centro de São Paulo, chamada Jardin (Facebook e Site). Os dois decidiram largar a vida de escritório e começar algo novo. Foi assim que abriram a loja e começaram a aprender sobre plantas, flores, cactos e suculentas. “Estamos rodeados de escritórios aqui na República. É interessante que muitos trabalhadores venham aqui só para passar o horário de almoço olhando nossas plantas. E sempre tem algum que leva um vaso para a mesa do trabalho”, conta Jean.

Bom, agora se você se inspirou e decidiu investir em uma planta, lá vão nossas dicas para fazer a relação dar certo:

  1. Opte sempre pelas plantas reais, esqueça as de plástico, que não fazem nada além de encher de pó. Existe o argumento que não morrem, mas elas também nunca tiveram vida.
  2. Se você pretende comprar uma planta para sua mesa de trabalho, existem algumas espécies que sobrevivem melhor em ambientes fechados e podem aguentar um feriado de 3-4 dias sem água. Mesmo com essa força extra, procure um lugar onde sua planta possa desfrutar de um pouco de sol e, se for sair de férias, peça para algum colegar regá-la. Vale dar um pesquisada nas condições de cada um ou perguntar ao lojista como cuidar da plantinha.
  3. Se não saber por onde começar, vale dar uma olhadinha na lista da NASA que contempla 5 plantas com o poder de purificar o ambiente.
    • jiboia

      Jiboia – “Uma planta folhosa muito resistente, que não requer grandes cuidados. Se adapta facilmente a temperaturas entre 17ºC e 30ºC, e só é preciso regá-la quando a terra estiver seca” (Foto: ProBuild / CC BY-ND 2.0)

    • (Foto: Westwing)

      Lírio da paz – “É uma planta que sobrevive com pouca luz e pouca água. Ela cresce em temperaturas superiores a 18ºC e bem duradoura” (Foto: Westwing)

    • Palmeira-dama – “Também conhecida como palmeira-ráfis, ela é originária da Ásia e pode chegar a até 3 metros de altura. Seu cultivo é melhor em áreas com temperaturas medianas e sem luz direta” (Foto: Wikipedia)

      Palmeira-dama – “Também conhecida como palmeira-ráfis, ela é originária da Ásia e pode chegar a até 3 metros de altura. Seu cultivo é melhor em áreas com temperaturas medianas e sem luz direta” (Foto: Wikipedia)

    • (Foto: UmComo)

      Espada de São Jorge – “É bastante utilizada na decoração de interiores, até por ter a vantagem de sobreviver bem em condições desfavoráveis. Pode aguentar temperaturas bem altas (até 40ºC)”, também são conhecidas por espantar olho-gordo e trazer proteção para quem as possui (Foto: UmComo)

    • Ficus elastica congesta

      Árvore de Borracha – “É muito resistente e, como tem um alto índice de transpiração, ajuda a manter a umidade do ar” (Foto: Vintage Green)

  4. Flores são mais delicadas e vão ser mais felizes na sua casa, onde você poderá dar mais atenção. (Eu defendo que plantas e flores têm sentimentos e podem ficar felizes ou tristes)
  5. Também vale investir em cactos e suculentas, esses vivem bem com pouca água, mas precisam do sol para ficarem fortes e bonitos.

Fonte da pesquisa: http://www.gpnmag.com/news/texas-am-study-shows-flowers-increase-workplace-creativity/

0 Comments

Leave a Comment