Jovens dão asas à imaginação na RedBull Paper Wings

0 Comment

Na tarde do sábado 27 de abril, cerca de 20 jovens se reuniram no ginásio da Universidade São Judas para uma competição um tanto diferente: a RedBull Paper Wings, de aviãozinho de papel. Nessa que foi a terceira e última qualificatória nacional, os competidores finalista tinham que dobrar um avião que fosse capaz ou de atingir a maior distância ou  de ficar mais tempo voando. Aquela brincadeira de infância, de arremessar aviãozinho durante a aula, evoluiu para uma técnica que faz uma dobradura voar mais de 40 metros ou ficar cerca de 20 segundos no ar. E o mais interessante: essa “brincadeira” (que já ficou BEM mais elaborada), vai levar três brasileiros para a etapa mundial, que ocorrerá na Áustria, em maio.

Vitor El Atra
(Foto: Eduardo Tozin/Divulgação)

Vitor El Atra foi o primeiro colocado em distância na seletiva de São Paulo, seu avião alcançou 30 metros. Apesar de não ter se classificado para o mundial, o estudante de Design (Universidade Mackenzie) afirma que seu avião teve preparo e estudo. “Juntei parte do meu conhecimento em design com Engenharia Mecânica, minha primeira graduação. Como queria trabalhar com aeronáutica, tenho bastante embasamento para aplicar nas dobras dos meus aviõezinhos de papel”, explica.

Kadu Nog
(Foto: Eduardo Tozin/Divulgação)

O campeão paulista em tempo de voo foi o servidor público Kadu Nog. Apesar de não atuar profissionalmente com área correlatas, Kadu afirmou que monta aviãozinho desde  infância e sempre teve maior interesse por planadores. O avião dobrado no dia, com a técnica de lançamento aplicada, permitiu um voo de 6,38 segundos.

As seletivas ocorreram em mais de 64 países ao redor do mundo e, quase 200 competidores irão para etapa mundial, no Hangar-7, em Salzburg, na Áustria. Os campeões brasileiros de 2019 foram Shoyo CFAL (sic), de Cuiabá, em “distância de voo”, atingindo 44,8 metros. Na categoria “tempo de voo”, o primeiro colocado foi Artur Costa, de Belo Horizonte, com 9.26 segundos de voo. As seletivas para a quinta edição do maior torneio mundial da categoria ocorreram em 22 cidades. Mais informações sobre a competição, vocês encontram no site: https://paperwings.redbull.com/br-pt/


As última etapa das seletivas paulista teve cerca de 20 participante. (Foto: Eduardo Tozin/Divulgação)

Foto em destaque no início da página: Fabio Piva/Red Bull Content Pool

0 Comments

Leave a Comment