Experiência Harry Potter

0 Comment

Em 1997 a primeira edição da série de livros Harry Potter começou a ocupar as prateleiras de diversas livrarias ao redor do mundo. E bom, 19 anos depois, eu, agora com 23 anos, tomei vergonha na cara e decidir ler a história do famoso bruxo pela primeira vez. Antes só tinha assistido aos filmes, e confesso que esqueci muita coisa.

Mas não venho aqui resenhar a história que o mundo já conhece, mas contar como é peculiar isso que chamo de “experiência Harry Potter”. É fácil perceber a grandeza que Joanne Kathleen ou (J.K) Rowling conseguiu alcançar com a história. Vejam bem, os livros estiveram nas listas dos mais vendidos de vários países no início dos anos 2000, não havia uma criança ou adolescente que não sonhasse na tão esperada, e nunca recebida, carta de Hogwarts. Era de se imaginar que a febre passasse algum dia, mas deixo claro: esse dia ainda não chegou.

img_5800-620x775Eu costumo ler muito nos trens, metros e ônibus, e é incrível que sempre encontro alguém carregando uma referência ao Harry, seja um livro, moletom, cachecol, pingente, tatuagem. Estão espalhados, e e não sei dizer se sempre foi assim, ou eu que nunca reparei. Outro dia, minutos antes de o trem para no meu destino, fechei meu livro e levantei, nisso um moço chamou minha atenção, apontou o kindle que estava na mão dele, e comentou “Olha, estamos lendo o mesmo livro e vamos descer na mesma estação, que coincidência”. Nessa época estava lendo Harry Potter e Câmara Secreta e agora não acho que tenha sido uma simples coincidência, mas sim um fenômeno mundial.

Outro fato interessante, que raramente senti antes com um livro: Harry Potter é tipo uma prisão, no bom sentido. Estou agora acabando de ler o último livro e sinto que serei libertada, digo, terei meu tempo disponível par fazer outras coisas que parei para focar na leitura. Voltei todo meu tempo livre para consumir os sete livros em menos de dois meses, apenas me senti incapaz de fazer qualquer outra coisa enquanto não chegasse a página 590 do Harry Potter e as Relíquias da Morte.

Depois desse “sumiço” na minha vida, farei uma maratona com os 8 filmes. Aliás no início tinha uma relutância em ler os livros, porque eu já tinha assistido os filmes e minha imaginação já estava corrompida com imagens prontas, mas acontece que esqueci vários acontecimentos da história e acabei devorando os livros do mesmo jeito, percebendo, claro, que são muito mais legais e detalhados que as longas metragens. Então, se você ainda não leu Harry Potter, está esperando o que para viver essa experiência?

Só uma observação: Minha personagem favorita sempre foi e sempre será Hermione Granger #melhordasala #inteligente #lutapelosdireitosdoselfos

 

0 Comments

Leave a Comment