Música em Trancoso: sucesso que se repete há sete anos

0 Comment

Com público de cerca de 8 mil pessoas e ingressos esgotados para todas as noites, a sétima edição do Música em Trancoso foi sucesso absoluto, encantando plateias no Teatro L´Occitane e em praças e praias da cidade. O festival, iniciativa do Mozarteum Brasileiro, promove e incentiva a cultura e a economia na região de Trancoso com seis aulas e apresentações gratuitas, além dos concertos noturnos. Foram oito noites que contemplaram diversos gêneros e estilos, como música clássica, Jazz, Soul, Rock e até breakdance.  

Música em Trancoso

Brenda Boykin animando a Praça do Bosque (Foto: Marcos Hermes)

A comunidade pôde desfrutar de seis apresentações abertas e ao ar livre com artistas convidados do Música em Trancoso. Crianças e adolescente de escolas locais marcaram presença em todas as atividades gratuitas que aconteceram na Praça do Bosque e na Praia dos Nativos. A cantora de jazz Brenda Boykin foi um grande destaque, carismática em todos os shows, engajou a plateia, principalmente as crianças, que se encantaram com a apresentação da americana. Já o grupo alemão de breakdance Flying Steps também cativou a atenção do público com dois workshops para os jovens, que subiram ao palco e fizeram parte da dança ao lado dos bailarinos.  

De exemplar desempenho, os bolsistas da Orquestra Acadêmica Mozarteum Brasileiro foram ovacionados por suas performances, principalmente na noite de Música de Câmara (8/3), quando músicos selecionados formaram uma orquestra de 21 integrantes e tocaram ao lado de solistas profissionais, como Félix Dervaux (trompa), Lorenz Nasturica-Herschcowici  (violino), Matthias Ambrosius (clarinete) e Timur Martynov (trompete). Na segunda parte da noite, foi a vez dos bolsistas brilharem e foram efusivamente aplaudidos, de pé, pela plateia encantada.

Música em Trancoso

Noite de Porgy&Bess (Foto: Marcos Hermes)

Outra grande estrela do festival foi Ebony Preston. A cantora foi ovacionada e reconhecida por suas apresentações nas noites dos dias 4/3 (Música Sinfônica + Quadros de uma Exposição) e 9/3 (Broadway). Prova de reconhecimento de seu talento foi a salva de palmas que recebeu ao entrar no teatro na última noite, apenas como espectadora. Por fim, novamente o maestro alemão Wolfgang Roese recebe destaque por suas conduções deslumbrantes nas duas primeiras noites do festival, principalmente ao reger a peça Porgy&Bess, levando perfeição e descontração ao palco. O maestro também teceu elogios ao Coro Música em Trancoso, que regeu nas primeiras noites: “Esse coro do festival está excelente, todos os integrantes estão em níveis altos de performance. Na segunda noite eu falei para eles ‘a peça de Gershwin, Porgy & Bess, precisa de movimento’ e o que fizeram no palco foi incrível, ficamos muito felizes com atuação deles”. Apesar de exigente e rígido nos ensaios, Roese envolvia os músicos durante as apresentações e transmitia uma energia que impressionou a todos.  

Entusiasta do festival, o francês Benoît Fromanger, em sua sexta participação no Música em Trancoso, foi elogiado por seu trabalho com a Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás, ao reger peças clássicas da cena erudita, na Noite de Ópera, que teve como solistas a mezzo-soprano austríaca Angelika Kirchschlager, a soprano francesa Nathalie Manfrino, o barítono russo Alexander Kasyanov e o tenor polonês Tadeusz Szlenkier.

Música em Trancoso

Iniciação Musical na escola Higina Cristo (Foto: Marcos Hermes)

Ainda como parte do evento, escolas de Trancoso e Arraial D’Ajuda receberam aulas iniciações musicais, onde alunos bolsistas da Orquestra Acadêmica Mozarteum Brasileiro proporcionaram um “pocket show” aos estudantes, demonstrando  instrumentos e tocando trechos de composições famosas. Ao final da visita, duas músicas animaram as crianças ainda mais: o tema do filme infantil “A Bela e a Fera” e o hit “Despacito”.Os bolsistas também tiveram a oportunidade de participar de masterclasses com os músicos internacionais presentes ao festival, que lhes permitiram  ampliar e compartilhar o conhecimento adquirido.

A próxima edição do Música em Trancoso já tem data marcada: de 23 a 30 de março, sempre para promover a movimentação econômica da região na época de baixa temporada entre o carnaval e a páscoa.  

Curiosidade econômica: A 7ª edição do festival movimentou 1.476 diárias em 13 pousadas e o Club Med, 3.195 refeições foram servidas e 234 transfers e taxis foram utilizados, considerando apenas os artistas e a produção do evento.

Videos do festival podem ser conferidos no canal do Mozarteum Brasileiro.

Foto em destaque: Pedro Carrilho/MH Fotografia

0 Comments

Leave a Comment