Por dentro do maior festival de música clássica do Brasil

0 Comment

Como já contei aqui no blog, em março eu trabalhei no festival Música em Trancoso e já compartilhei minhas dicas de viagem. Agora é hora de falar sobre grande evento que é esse festival.

TEATRO L’OCCITANE e MÚSICA EM TRANCOSO

Boa parte dos meus dias eu estava no Teatro L’Occitane para acompanhar a imprensa durante o festival. Para quem não conhece, o teatro é uma obra arquitetônica de François Valentiny e está localizado dentro do condomínio Terravista Trancoso, que integra resort, casas residências, um aeroporto que ficou congestionado durante o festival e um campo de golfe! E, desde 2014, o teatro também passou a fazer parte do complexo.

Vale a pena conhecer só para ver a exuberância das paredes curvadas de concreto branco no meio da natureza. Não conseguia parar de tirar fotos, ainda mais com o pôr do sol ao fundo.

E bom, sobre o festival: que coisa mais linda de se ver. São oito dias direto, só de música clássica. Costuma acontecer sempre entre o carnaval e a páscoa, em 2017 rolou entre os dias 18 e 25 de março. Consolidado como um do maiores festivais de música clássica do Brasil, o Música em Trancoso recebe mais de 100 artistas nacionais e internacionais e todos os dias têm seus ingressos esgotado com bastante antecedência. O MeT também é muito conhecido por ter um programação mais variada, com repertórios mais populares e jovens. Para ter um ideia da diversidade, esse ano teve música russa, música italiana, trilhas de filmes e, também, uma parte mais clássica, com Beethoven, Bach e Chopin.

Confira abaixo o que rolou a cada dia e se inspire para sua próxima viagem (em março):

18.03.2017 – Noite Russa – com a música Kalinka, que deve estar no imaginário de muitas pessoas

 

19.03.2017 – Noite Sinfônica – destaque para Sinfonia nº9 de Antonín Dvořak, conhecida como “Do Novo Mundo”

 

20.03.2017 – The Gershwin Piano Quartet – tocaram Corcovado e foi lindo <3

 

21.03.2017 – The Oscar Peterson Quartet – The Contessa, dedicada à diretora artística do Mozarteum Brasileiro e do MeT, Sabine Lovatelli

 

22.03.2017 – Vocal Six – fiquem com Bohemian Rapshody, do Queen, tocada por uma orquestra completa

 

23.03.2017 – Música de Câmara – Esse dia teve músicas mais eruditas, então vamos com Bach

 

24.03.2017 – Noite de Filmes e Musicais – foi maravilhosa! Cantei junto, mentalmente hehehehe. Tente sentir 1/10 do que foi ouvir a música StarWars Highlights

 

25.03.2017 – Noite Italiana – Nesse dia, a brasileira Angelica de la Riva cantou Madame Butterfly

*Para mais vídeos do festival, acesse o Vimeo oficial: https://vimeo.com/musicaemtrancoso 

Resumindo: foi uma experiência incrível. Esse ano ainda teve o plus da estreia da Orquestra Acadêmica Mozarteum Brasileiro, grupo novo para o cenário erudito brasileiro. E o melhor, formada só por músicos bolsistas. Enfim, super aconselho o festival, as noites são bem diferentes entre si, mas todas organizadas com exatidão para um público diversificado, que vai de jovens até pessoas da terceira idade.

As datas do 7º Música em Trancoso já foram anunciadas, de 3 a 10 de março de 2018 e em breve saberemos os artistas.

CONCERTOS AO AR LIVRE

Para envolver ainda mais a cidade, o Música em Trancoso também conta com apresentações de música ao ar livre, no Praça do Bosque, bem ao lado do Quadrado. Com foco nas crianças, as músicas selecionadas em 2017 convidaram os pequenos a uma viagem pelos vários instrumentos presentes em um orquestra. O primeiro dia contou com apresentação da peça O Pedro e o Lobo, que mostra a sonoridade dos instrumentos por meio de uma história  infantil. Já o segundo dia foi focado nos instrumentos de sopro/metais e a diferença entre cada um deles.

 

0 Comments

Leave a Comment