10 dicas para curtir a Bienal do Livro SP

0 Comment

Depois de experimentar a Bienal do Livro, que acontece no Pavilhão de Exposições Anhembi até o dia 4 de setembro, em dias diferentes, decidimos criar um post para você que está planejando sua ida nessa semana! Nós já comentamos alguns espaços e palestras que você não pode deixar de ver, confira abaixo as nossas dicas para você curtir ao máximo e tirar proveito do maior evento de livros do Brasil.

1 – Vá com roupas confortáveis, principalmente sapatos. A Bienal quase não conta com bancos para se sentar, então, a maior parte do tempo você fica em pé – e também, qual o propósito de ir a uma feira com 280 expositores e ficar sentado? Prepare seus pezinhos, eles andarão bastante!

2 – Leve uma mala de rodinhas pequena, pode até ser carrinho de feira. Como todos os livros na bienal são físicos, eles pesam, e pesam bastante. Se você carregar tudo no braço, prepare o Gelol no fim do dia, porque vai doer.

3 – Leve água. Dentro da Bienal, uma garrafinha custa R$5. Também vale levar lanchinhos leves como biscoitos e salgadinhos, tudo dentro da bienal fica mais caro que do lado de fora.

ônibus

Placa fixada na laterla dos ônibus gratuitos (Foto: Entre Palcos e Livros)

4 – Muita gente tenta tirar proveito dos ônibus gratuitos, então é preciso ficar atento. Logo que você sair da estação Portuguesa-Tietê (e Barra Funda nos fins de semana) podem ter pessoa gritando: “transporte para a Bienal/Ônibus para bienal aqui”, e muitas vezes são micro-ônibus não oficiais, que vão cobrar para te levar até a Bienal. O transporte gratuito é um ônibus grande, e tem uma placa escrito “Bienal do Livro” em sua lateral. Em geral, um funcionário da Bienal fica no ponto de saída dos ônibus para orientar.

5 – Logo que entrar na feira, pegue um mapa, ele te guiará melhor pelos estandes que pretende visitar.

20160827_201855027_iOS

A editora Martin Claret cobriu o preço encontrado na internet, então, negocie! (Foto: Marina Pape)

6 – Antes de ir, monte uma lista com os livros que você deseja e pesquise os preços na internet (Amazon quase sempre tem preços incríveis! Eu já comprei livros com mais de 50% de desconto lá). Muitas editoras na bienal aproveitam o clima de bagunça, pressão e falta de pesquisa e cobram preços normais ou com um desconto bem pequeno. Vale lembrar, porém, que se você for comprar pela internet, tem que pagar o frete, logo, sempre inclua de 3 a 4 reais nos valores que você encontrar online para ter uma noção melhor do gasto.

7 – Pergunte aos vendedores por promoções rolando no estande. Alguns não deixam claro que tem promoções acontecendo, então, sempre dê uma perguntada se os preços da capa são os preços finais! Algumas editoras, como a Martin Claret, dão desconto se você provar que encontrou o livro mais barato online. Ou seja, negocie sem medo!

8 – Alguns eventos precisam de senhas devido à lotação máxima dos espaços. Elas podem ser retiradas com 30 min de antecedência, como no caso do Cozinhando com Palavras e do Salão de Ideias. Fique atento, pois, alguns eventos esgotam as senhas em minutos.

20160830_014413000_iOS

A Editora 34 está com 30% de desconto sobre o preço de capa, mas só descobre se você perguntar! (Foto: Sttela Vasco)

9 – Garimpe! Tome seu tempo para olhar, revirar e remexer as pilhas de livros. Algumas ofertas ficam mais escondidas, então, a dica é pesquisar.

10 – Divirta-se! A Bienal é, principalmente, sobre aproveitar o momento e curtir aquele ambiente cheio de livros e cultura. Quando estiver lá, desligue-se do mundo por algumas horinhas e se deixe envolver!

Primeira foto: divulgação Bienal do Livro

 

0 Comments

Leave a Comment