Onde os livros reinam: 6 bibliotecas públicas para conhecer em SP

0 Comment

São Paulo é famosa por seu cenário cultural. Festivais, mostras, museus, bienais. Todos os tipos de eventos e estilos convergem na cidade e há locais para os mais diferentes gostos e, entre eles, estão os destinados aos amantes dos livros. Ainda pouco exploradas pelos habitantes, as bibliotecas da capital paulista não são apenas ótimos acervos da literatura, mas também belos exemplos da arquitetura  e parte da memória da cidade.

É importante ressaltar que, para realizar o aluguel de livros, basta ser inscrito no Sistema Municipal de Bibliotecas e tiver a carteirinha amarela ainda dentro do prazo, é possível utilizá-la em todas as bibliotecas cadastradas. Caso você não possua o registro, basta levar um documento com foto e um comprovante de residência com data referente a no máximo três meses e fazer a carteirinha. Para as bibliotecas que não fazem parte do sistema, nós explicamos como locar na parte de informações.

Nós escolhemos seis para você começar a conhecer. Sabe de mais alguma? Tem uma biblioteca preferida? Conte para a gente!

Biblioteca Mário de Andrade

Biblioteca Mário de Andrade | Serendipitys

Imagem: Divulgação

Considerada uma das mais importantes e a segunda maior do país, a Biblioteca Mário de Andrada foi fundada em 1925 sob o nome de Biblioteca de São Paulo. A inauguração, no entanto, se deu em 1926, na rua 7 de Abril, com uma coleção formada por obras antes encontradas na Câmara Municipal. A aquisição de livros raros se deu após a dusão com a Biblioteca Pública do Estado. Por conta do aumento do acervo, o local foi mudado, em 1942, para a rua da Consolação. Projetado por Jacques Pilon, o edifício é considerado um marco da arquitetura moderna na cidade.

Onde? Rua da Consolação, 94 – Centro (prédio principal)
Horário de Funcionamento: Diariamente, 24h (térreo e terceiro andar)Cada setor da biblioteca possui um horário próprio, para maiores informações acesse a página oficial dos acervos e exposições e confira o funcionamento de todos.

Biblioteca Paulo Setúbal

Biblioteca Paulo Setúbal | Serendipitys

Imagem: Divulgação

Inaugurada em 7 de maio de 1996 com o nome de Biblioteca Pública da Vila Formosa, a Biblioteca Paulo Setúbal adotou tal nome em maio de 1976 como homenagem ao escritor paulista de mesmo nome, presente na Academia Brasileira de Letras. Atendido aos pedidos do público, a biblioteca cedeu uma sala em 1968 para a criação da Biblioteca Infantil da Vila Formosa, sendo posteriormente integrada à Biblioteca José Paes em 2002. Famoso por sua especialização em literatura policial, o local é referência nessa temática.

Onde? Avenida Renata, 163 – Vila Formosa
Horário de Funcionamento: 2ª a 6ª feira das 9h às 18h, sábado das 9h às 16h

Biblioteca Municipal Monteiro Lobato

Biblioteca Monteiro Lobato | Serendipitys

Imagem: Divulgação

Exclusivamente voltada ao público infantil e mais antiga de seu seguimento, a Biblioteca Monteiro Lobato foi criada em 14 de abril de 1936 e elaborada por um grupo de intelectuais liderado por Mário de Andrade. Inicialmente, seu nome era Biblioteca Infantil Municipal e recebeu seu nome atual em 1955 em homenagem ao escritor Monteiro Lobato, que costumava ir ao local ler para as crianças. Sua sala especial em braile, destinada às crianças com deficiência visual, atualmente faz parte do Centro Cultural São Paulo.

Onde? Rua General Jardim, 485 -Vila Buarque
Horário de Funcionamento: 2ª a 6ª feira das 8h às 18h, sábados das 10h às 17h

Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin

Imagem: Marcos Santos/USP Imagens

Imagem: Marcos Santos/USP Imagens

Criada em janeiro de 2005 com o objetivo de abrigar a coleção brasiliana reunida ao longo da vida do bibliófilo José Mindlin junto a sua esposa, Guita, a Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin conta com livros e manuscritos reunidos pelo casal e é considerada a mais importante coleção particular – agora pública – do gênero. São aproximadamente 60 mil volumes abrigados no prédio. Mindlin também foi responsável, junto a István Jancsó, pela concepção da construção do local, que se destaca por sua modernidade.

Onde? Rua da Biblioteca, s/n, Cidade Universitária
Horário de Funcionamento: Segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h (solicitação de documentos para consulta são aceitas até as 16h).

Para realizar consultas ao acervo, é preciso preencher o Formulário de Consulta às Obras, que fica no site da biblioteca. No mesmo endereço, você encontra o manual completo sobre as normas de manuseio e acesso.

Biblioteca de São Paulo

Biblioteca de São Paulo | Serendipitys

Imagem: Divulgação

Inaugurada em 8 de fevereiro de 2010, a Biblioteca de São Paulo foi criada visando ter um aspecto inovador e de inclusão social. Além de livros, ela oferece acesso a audiolivros, livros em braile, DVDs, CDs e jogos. Seu aspecto foi inspirado na Biblioteca de Santiago, no Chile, e nas práticas já adotadas por outras bibliotecas públicas do país. O sistema da BSP é integrado ao da Biblioteca Parque Villa-Lobos e é necessário fazer cadastro para ter acesso ao acervo (atualmente, a reserva de livros está disponível apenas para a biblioteca em que você foi cadastrado). Para maiores informações, acesse o catálogo.

Onde? Av. Cruzeiro do Sul, 2.630 – Santana (Parque da Juventude)
Horário de Funcionamento: De terça a domingo e feriados das 9h30 às 18h30

Biblioteca Infanto-Juvenil Paulo Sérgio Duarte Milliet

Imagem: Fábio Arantes/Secom

Imagem: Fábio Arantes/Secom

 Inaugurada em 7 de setembro de 1956 com o nome de Biblioteca Infantil da Mooca, a Bilioteca Infanto-Juvenil Paulo Sérgio Duarte Milliet recebeu foi assim nomeada em 1973 em homenagem ao poeta paulistano, filho de Sérgio Milliet. Reformada em 2012, se tornou referência em sua localidade, contando com um grande acervo formado por livros infantis, infanto-juvenis e didáticos, além de acesso gratuito à internet e salas de leitura.

Onde? Praça Ituzaingó, s/nº, Tatuapé
Horário de Funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, e aos sábados, das 9h às 16h.

*Imagem em destaque: Divulgação

 

 

 

0 Comments

Leave a Comment