A Teoria de Tudo

0 Comment
A Teoria de Tudo | Serendipitys

Se você gosta de cinema ou acompanha a temporada de premiações, certamente ouviu falar sobre A Teoria de Tudo (The Theory of Everything). Baseado no livro homônimo de Jane Hawking, o longa conta a história do famoso físico Stephen Hawking e seu relacionamento com sua primeira esposa, Jane. Indicado a cinco estatuetas – entre elas, a de melhor filme – a obra rendeu o prêmio de melhor ator a Eddie Redmayne e vai, com certeza, te emocionar.

O filme mostra como o jovem astrofísico Stephen Hawking (Eddie Redmayne) fez descobertas importantes sobre o tempo, além de retratar o seu romance com a aluna de Cambridge Jane Wide (Felicity Jones) e a descoberta de uma doença motora degenerativa quando tinha apenas 21 anos. A partir daí, a história nos mostra como Jane, com sua força de vontade e amor pelo marido, conseguiu ajudar Stephen a se superar e não desistir de seus planos (e da vida) por conta das dificuldades.

A fotografia de A Teoria é de tirar o fôlego. Ela aproveita sabiamente as mais belas paisagens da Inglaterra e a une com graça à nostálgica atmosfera dos anos 1960. A trilha sonora – que também foi indicada ao Oscar – é belíssima e pode ser considerada uma obra à parte. O enredo todo cativa, envolve e emociona o espectador aos poucos, além de contar com um ótimo elenco. A química entre Felicity e Eddie é natural e leve, ambos conseguem retratar  Jane e Stephen lutaram para que seu relacionamento desse certo, por mais difícil que a situação fosse.

Delicado e sensível, o longa também nos permite conhecer um pouco mais sobre esse gênio da atualidade, porém, dica aos desavisados: por ser baseada na biografia feita por Jane, o foco é o relacionamento. Ou seja, o filme não se aprofunda tanto nas conquistas do físico, mas sim em cada obstáculo que Hawking precisou vencer como ser humano e esse é justamente seu ponto forte. Poder conhecer um pouco mais da intimidade dos Hawking e perceber que, apesar de tudo, Stephen enfrentou problemas e frustrações como todos nós humaniza a obra e faz com que ela seja ainda mais interessante.  Esse é, definitivamente, um filme que você deve incluir na sua lista!

0 Comments

Leave a Comment