Por Gisele Ramalho
Voltando com nossa seção maravilhosa dedicada às comidinhas, a receita de hoje combina com o clima que estamos enfrentando na capital paulista. Você já deve ter escutado falar da tal “salada no pote”; a opção prática, bonita, saudável, e fresquinha para aliviar o calor.
Como é uma salada mista os ingredientes ficam à sua escolha, mas siga as dicas para a montagem correta (evitando folhas murchas e legumes estragados). Antes de começar, separe um pote de vidro com tampa, que tenha excelente vedação, e que acomode a quantidade que será preparada. A utilização do pote de vidro ainda garante a maior conservação do alimento.
Montagem:
1ª camada: Molho
Utilize de duas a três colheres (sopa) do molho para saladas de sua preferência. Algumas sugestões:
-Vinagrete de Salsa
1 punhado de salsa picada
3 colheres de sopa de azeite
1 colher de sopa de vinagre ou de limão espremido
Sal e pimenta do reino
-Molho de maracujá
Polpa de 1 maracujá grande
1 tomate pequeno picado
1 cebola pequena picada
2 colheres de sopa de azeite
1 pitada de sal
1 pitada de ervas finas desidratadas
Outras dicas aqui.
2ª camada: Feijões, massa, grãos e crus.
Sugestões: cenoura, cebola roxa, ervilhas, feijão (azuki, branco ou fradinho), grãos de bico, lentinhas, macarrão integral cozido pepino, pimentão, rabanete etc.
3ª camada: Legumes, frutas, queijos e sementes.
Sugestões: tomates cereja, cogumelos, ovo cozido, brócolis, couve-flor, azeitonas, palmito, sementes, frutas (maçã, morango, manga, abacate), mussarela de búfala, milho cozido etc.
4ª camada: Carnes e folhas.
Sugestões: Peito de peru, frango desfiado, atum bem sequinho, agrião, acelga, alface, rúcula, espinafre, repolho, escarola etc.
Na hora de servir, você pode comer diretamente do pote, – virando-o para misturar o molho – ou despejando em uma saladeira que comporte todos os ingredientes. De qualquer forma, bom apetite!
NOTA: teremos receitas toda quinta-feira, seguindo o esquema de postagem semanal. Fique ligado (a)!
0 Comments