Não deixe os cartões sumirem

0 Comment

Lembro-me de quando era criança, ganhava uma enorme quantidade de presentes nos meus aniversários, nos dias das crianças e natais. Todos embrulhados com muito primor. Meio a eles sempre tinha uma envelope colorido com um cartão. A parte mais valiosa e eu ignorava. Era o material que carregava a parte sentimental e que não seria descartado anos depois junto com a remessa de brinquedos para doação.

Me diziam que antes de abrir os presente eu tinha que ler o cartão, mas minha ansiedade para rasgar os pacotes era tanta que eu mal lia a palavras, antes escrita à mão, apenas fingia estar impressionada e feliz, só para pular para a parte mais importante para uma criança.

Hoje cultivo uma saudade que não vivi. Queria criar em mim essa memória de ler os cartões de familiares e amigos e entender o significado contido nas frases. Hoje poderia aproveitar mais a recepção dos cartões de festas. Mas a realidade se transformou na padronização desse cartões, que além se serem impressos e com palavras escritas por um estranho – ou um computador formulador de clichês – quase não exitem mais. Mas pelo menos tenho uma caixa, onde guardo meus cartões. Consegui encontrar até os que escreveram quando eu nasci.

Recentemente, em um bazar de natal, uma moça que faz cartões e bloquinhos utilizando apenas colagem disse que vai parar de fazê-los, afinal “ninguém escreve mais em papel quando se tem um aparato digital. Caiu no desuso”.

Fui contra a corrente e comprei dois pacotes com cinco cartões cada e tenho dez cartões para me dedicar na escrita. Desde que passei a pensar mais na diferença, nas perdas e nos ganhos dos meios digitais, tenho cultivado uma tendência a dar mais valor a escrita, que hoje é rara e surpreendente. É de se admirar as pessoas que ainda procuram tempo para escrever aos outros, escrever com caneta e papel.

E ainda assim, nos próximos anos, espero também que eu possa fazer os cartões, para torná-los mais especiais e únicos, assim como é cada pessoa.

Abaixo uma inspiração. Alguns cartões fofos que encontrei no Pinterest:

memmu-r

(Foto Memmu R)

mary-lector

(Foto: Mary Lector)

stampin-up

(Foto: Stampin’Up! Australia)

(Foto: The Adoration)

(Foto: The Adoration)

0 Comments

Leave a Comment