Em meio as árvores do Parque Severo Gomes, localizado na região Sul de São Paulo, uma casinha vermelha chama a atenção. Feita de madeira e materiais recicláveis, a casinha rústica tem dois andares, onde vários livros estão enfileirados com a particularidade de serem infantis.
A casinha de livros faz parte do projeto americano “Little Free Library”, criado em 2009 por Todd Bol em homenagem a mãe dele, que era professora e amava ler. Ao longo dos anos seguintes os objetivos da Pequena Livraria tornaram-se mais claros: promover a literatura, o amor à leitura pela troca gratuita de livros pelo mundo e criar um senso de comunidade, onde é possível compartilhar habilidades, criatividade e sabedoria entre as gerações.
Resumindo, a ideia é que as pessoas peguem livros da casinhas, leiam e, se possível, coloquem novos livros dentro do recinto para, assim, ocorrer o compartilhamento de obras e experiências literárias.
Aqui no Brasil a ideia ainda não é muito disseminada, mas sem sobra de dúvida influência a leitura. Na casinha disposta no Parque Severo Gomes é muito comum crianças puxarem seus pais e responsáveis, curiosas para saber o que há dentro da caixa de madeira. Ao escolherem um livro, procuram um lugar no gramado para poder aproveitar a leitura.
Segundo o site do projeto, já existem entre 10 mil de 12 mil “Little Free Libraries” pelo mundo, e muitos outras estão sendo construídas.
Para conhecer melhor a projeto, acesse o site, em inglês, clicando aqui, onde existem mais informações para registrar casinhas.
0 Comments