Cada dia que passa, parece que a cidade clama por mais cor e alegria. Fotos e lambe-lambes são espalhados, crochês cobrem os postes, flores em garrafas PET tomam as ruas da Vila Madalena. Eis que surge uma nova intervenção urbana: corações de feltro e pano começaram a ser pendurados pela cidade no mês de março e já conquistaram diversos transeuntes que conseguem enxergar a cidade além do seu cinza urbano. A intervenção Pulsa SP, nasceu das mãos de Felipe Oliveira, publicitário de 28 anos.
“Inspirei-me nas várias intervenções que ocupam a São Paulo atualmente, decidi que também queria fazer algo pela cidade”, explica Felipe. “Eu faço os corações de noite, em casa, e distribuo durante o dia, pelo lugares e ruas que passo. Espero que o Pulsa SP seja um modo de melhorar a cidade, de inspirar as pessoas a espalharem mais amor”.
Como sua rotina está entre a Vila Madalena e o Centro da São Paulo, esses são os principais pontos em que os corações podem aparecer pendurados nos postes, árvores e grades, mas só conseguem capturar um aquelas pessoas que olham a cidade sem pressa. Feitos de feltro e panos de retalho, os corações também são “reciclados”. Quando decidiu dar início à intervenção, o jovem foi até uma loja de confecções na Vila Madalena e pediu que doassem restos de tecido. O resultado foi uma enorme gama de opções, com estampas diferentes e muito material para trabalho.
Felipe também se entusiasma com os benefícios que a intervenção causou a si próprio. “Criar e manter o Pulsa SP faz com que eu saia da minha rotina. Como um dos objetivos é pendurar os corações em vários pontos, me forço a fazer caminhos diferentes para o trabalho. Nos fins de semana eu aproveito para ir a parques, museus, lugares em que nunca estive antes. A intervenção tornou-se, também, um meio de eu conhecer a cidade de São Paulo”. Ainda assim, o publicitário não nega os planos de abranger o projeto para outras cidades.
Até o momento já foram distribuídos mais de 100 corações e para mapear os pontos, e você pode acompanhar a intervenção pelo Instagram (@pulsa.sp) e, quem sabe, usar como dica para achar o seu coração de feltro.
1 Comments
Felipe
Marina, só tenho que te agradecer por divulgar o projeto e pela sua iniciativa de reunir diversas ações de gentileza urbana e inspirar as pessoas! <3