Reclame menos, agradeça mais. Reclame menos, agradeça mais. Esse mantra vem se repetindo constantemente em minha cabeça desde o início do ano. Sou considerada uma pessoa chata, nada é bom o suficiente, e sempre reclamo de alguma coisinha. Teve uma vez que até me perguntaram: “coca cola está boa, ou ruim igual todo o almoço?”, e faz tempo (…longos anos, hoje em dia nem tomo mais refrigerante). Virou piada e até hoje quando reclamo, me perguntam “a coca está boa?”.
Mas vamos ao que interessa, preciso reclamar menos e também vou incentivar as pessoas ao meu redor a reclamarem menos, e nada melhor que o dia da Gratidão para propagar essa ideia. Sim, é hoje, dia 6 de janeiro. Penso nisso porque se todos nós reparássemos nas coisas boas da vida e dessemos menos valor ao o que aconteceu de ruim, a vida seria mais leve. É difícil, mas é um exercício necessário. Nossa própria rotina é repleta de bons momentos que ignoramos, como aquele cafézinho no meio do expediente ou as boas risadas junto aos amigos e familiares (admita, você já riu hoje de alguma coisa!). O veredito é: perceba esse momentos e seja grato por eles, por ter pessoas incríveis aos seu lado e pelo seu colega de firma ter feito um café tão bom e forte às 16h, quando aquele sono bateu e você quase dormiu na tela do computador.
Meio off topic, mas meu método para tentar superar as reclamações diárias:
Em outubro do ano passado, comecei um bullet journal, que eu chamo de “agenda sem amarras”, isso porque você cria suas próprias sessões, ideias, planos, listas e vai escrevendo conforme você tem algo para escrever. Mas precisa de dedicação, ou vai ficar abandonado. Nesse bullet journal, tenho uma página dedicada aos meus hábitos diários e sempre que cumpro aquele hábito ou regulo um hábito ruim, eu pinto de um cor. A ideia é que fique uma tabela toda colorida. Na imagem ao lado, mostro como me “comportei” nesses 5 primeiros dias de 2017. E lá tem o item “Sem reclamar”, com apenas dois dias pintados heheheh meu objetivo é pintar a cada dia que eu ficar sem externar uma reclamação, porque mentalmente está terrível, mas um passo de cada vez. obs: CALOR, NÃO SUPORTO CALOR.
E vocês, o que fazem para serem mais gratos no dia a dia?
*Escolhi um coração que bordei como destaque, porque, além da gratidão fazer bem para o corpo e alma, foi um trabalho feito com muitos detalhes, mas o agradecimento que recebi depois foi iluminador. (Foto: @mari_bordados)
0 Comments